biology
Agente Causador
Modo de Transmissão
Efeitos da Doença
Viroses
AIDS
Vírus HIV.
O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmem, secreção vaginal e leite materno, a transmissão pode ocorrer durante o sexo anal, vaginal ou anal, transfusão de sangue, agulhas contaminadas, e durante a gravidez, quando a mãe já está contaminada pelo vírus.
O sistema imunológico fica fraco, com isso fica mais fácil pegar doenças, dores musculares, perda de pesos e apetite febre que dura um mês, entre outros.
Influenza A (gripe suína)
Vírus H1N1.
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia no México. Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.
Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta e fraqueza. Mas, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.
Dengue
Vírus da dengue, um arbovírus da família Flavivirida e seu gênero é o Flavivírus.
A transmissão da dengue é feita através da picada de mosquitos infectados do gênero Aedes, porém se o mosquito Aedes não possuir o vírus ele não transmite, ele só transmite se ele pica uma pessoa já infectada.
Febre alta entre 38° e 40 °C, mal-estar, pouco apetite, cefaleias, dores musculares e nos olhos. No caso da hemorrágica, após a febre baixar pode provocar gengivorragias e epistáxis (sangramento do nariz), hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais.