biologua
482 palavras
2 páginas
ESQUELETO APENDICULAR – MEMBRO SUPERIORINTRODUÇÃO
Formado pelos ossos escápulas e clavículas, fixam o esqueleto apendicular superior no esqueleto axial. O cíngulo do membro superior (ou cintura superior) possui grande liberdade de movimento, fundamental para direcionar a mão no espaço.
Cintura Escapular = Clavícula
Osso par, alongado, de fácil identificação devido a sua localização próxima ao subcutâneo. Localizados na parte anterior e superior do tronco, na base do pescoço. A clavícula se articula com o esterno é com a escápula, sendo o único meio de ligação direto entre o esqueleto apendicular superior e o esqueleto axial. As clavículas protegem o feixe vasculonervoso que se direciona para os membros superiores, serve de fixação muscular e mantém o membro superior em posição, suspendendo-o.
1.1 Clavícula (osso alongado)
1. Extremidade acromial (chata)
2. Extremidade esternal (arredondada)
Cintura Escapular = Escápula
Osso par, laminar. É um osso de fácil localização superficial, localizado na região superior e lateral do dorso. A escápula se articula com a clavícula e com o úmero diretamente. De maneira indireta, a escápula se articula com as costelas, separada destas pela musculatura do tronco.
1.2 Escápula (osso plano)
1. Espinha
2. Acrômio
3. Cavidade glenóide
Parte Livre = Úmero
Osso par, longo, localizado no braço. O úmero é o maior osso do esqueleto apendicular superior. Sua extremidade proximal (epífise proximal) é dilatada e arredondada (cabeça do úmero), se articula com a cavidade glenoidal da escápula. Seu grande corpo é recoberto pelos músculos do braço, enquanto que a extremidade distal (epífise distal) forma o cotovelo. Na epífise distal reconhecemos o côndilo do úmero, formado pela tróclea (medial, articula-se com a ulna) e o capítulo (lateral, articula-se com o rádio).
2.1 Úmero (osso longo)
1. cabeça
2. colo anatômico
3. colo