Biologia
Março 2009
Prof. Pedro Teixeira
Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro
Riscos Biológicos em Laboratórios
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Conceito de Biossegurança Legislação em Biossegurança Classe de Risco em Biossegurança Agentes etiológicos e suas classes de risco Missão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBIO Certificado de Qualidade de Biossegurança – CQB Doenças adquiridas em Laboratórios Conceito de risco; Conceito de risco biológico;
Conceitos de Biossegurança
Biossegurança é uma expressão resultante da junção de: bio + segurança, que segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Ed. Nova Fronteira, p.302-303, 2000) Significa: o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar e/ou controlar os eventuais problemas suscitados por pesquisas biológicas e/ou por suas aplicações.
Conceitos de Biossegurança
No livro “Biossegurança - uma Abordagem Multidisciplinar” (1996), Teixeira e Valle definem biossegurança como sendo:
“O conjunto de ações voltadas para a prevenção,
minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Esses riscos podem comprometer a saúde humana, dos animais, das plantas, do meio ambiente”.
Níveis de Biossegurança – NB Legislação
No Brasil deve-se adotar a classificação estabelecida pela CTNBio. Classificação dos Níveis de Biossegurança - da lei 11.105, art 14 – XII, Ministério da Ciência e Tecnologia MCT, Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio.
Riscos Biológicos em Laboratórios Biomédicos
Os riscos biológicos encontrados em laboratórios biomédicos. Podem variar de acordo com o risco em níveis que podem ser: Classe de Risco - 1 à Classe de Risco -4.
Classe de Risco
Classe de Risco - 1 Possui baixo risco individual e coletivo. Inclui microrganismos que nunca foram descritos como agentes causais de doenças para o homem e que não