Biologia
a) Alimentos ricos em carboidratos (1) inibem as células alfa (2) a produzirem insulina e estimulam (3) células beta a produzirem glucagon.
b) A produção de insulina por células beta (4) estimula a glicogenólise no fígado (5).
c) Alimentos pobres em carboidratos (6) inibem células beta (7) e estimulam células alfa (8) a produzirem glucagon.
d) A secreção de insulina por células beta (4) estimula a glicogênese, enquanto que a secreção de glucagon por células alfa (9) estimula a glicogenólise.
e) Por estimulo da insulina (9), alimentos pobres em carboidratos induzem a liberação de glicose na corrente sanguínea pelo fígado (10).
02. (UFPB) O estilo de vida nas grandes cidades provoca um constante estado de tensão, devido ao transito, às exigências no trabalho, à crescente violência, entre outros fatores. Essa permanente tensão tem como uma de suas consequências o aumento de problemas cardiovasculares na população, hoje considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais causas de óbitos. Dentre os mecanismos para diminuir o efeito do estresse diário, em pessoas com problemas cardiovasculares, o uso de β-Bloqueadores é considerado uma opção bastante eficiente por diminuir a ação dos hormônios produzidos em situações de estresse que levam ao aumento da pressão sanguínea. Nesse sentido, admite-se que o uso de β-Bloqueadores diminui a ação do hormônio:
a) Testosterona.
b) Insulina.
c) Tiroxina.
d) Adrenalina.
e) Hidrocortisona.
03. (UDESC) Os hormônios agem como mensageiros químicos e atuam em receptores específicos nas membranas celulares. Associe as colunas abaixo:
1. Paratormônio.
2. Somatrotófico.
3. Cortisol – glicocorticoide.
4. Calcitonina.
5. Ocitocina.
( ) Promove a conversão de aminoácidos e lipídeos em glicose pelo fígado.
( )