Biologia
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, em quantidade superior ao que o meio ambiente consegue absorve, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele.
A poluição ambiental é provocada primeiramente pela não conscientização da população. Os homens são uma espécie de predador para a natureza. Poluem por intenção ou por seus erros. A maioria dos atos humanos, (como o simples ato de respirar por exemplo) é poluidor.
Podemos evitar a poluição de inúmeros métodos. Primeiro de tudo é necessário conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lixo, pois a maioria dos dejetos são jogados por ação humana que entopem bueiros e deixam uma incrível poluição visual. Segundo, é necessário projetos ambientais fortes capazes de controlar os excessos desse crime. Aterros de resíduos industriais e plantar mais árvores e vegetação.
Tipos de substâncias poluentes
Dioxinas = provenientes de resíduos , podem causar câncer, má-formação de fetos, doenças neurológicas, etc.
Partículas de cansadez (materiais particulados) = emitidas por carros e indústrias. infectam os pulmões, causando asmas, bronquite, alergias e até câncer.
Chumbo = metal pesado proveniente de carros, pinturas, água contaminada, indústrias. Afeta o cérebro, causando retardo mental e outros graves efeitos na coordenação motora e na capacidade de atenção.
Mercúrio = tem origem em centrais elétricas e na incineração de resíduos. Assim como o chumbo, afeta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.
Pesticidas, Benzeno e isolantes (como o Ascarel) = podem causar distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, câncer de testículo e de ovário.
Lixo Tecnológico
Considera-se lixo tecnológico todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos