Biologia
UNIDADE UNIVERSITARIA DE QUIRINOPOLIS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Título:
FRUGIVORIA EM MORCEGOS (MAMMALIA, CHIROPTERA) NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL
MSc. Laura Helena Marcon Teixeira
Quirinopolis, 2012
RESUMO
Morcegos constituem o grupo mais numeroso com 40–50% aproximadamente da fauna de mamíferos. Representam um importante papel para reprodução de plantas tropicais, muitas vezes apresentando associações especializadas. Porém, antes que se conheçam melhor os morcegos estes se encontram cada vez mais ameaçados pela ação antrópica, principalmente pela destruição de hábitat. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e propicia uma grande diversidade de espécies. Cento e cinco espécies de morcegos já foram relatadas para este bioma. O objetivo deste estudo é realizar observações sobre a dieta de quirópteros capturados em diferentes áreas do município de Quirinópolis no período de julho de 2012 a junho de 2013. Os morcegos capturados serão identificados, o material fecal será coletado e as sementes encontradas serão identificadas em nível de família, gênero ou espécie. Desta forma, a distribuição e dieta dos quirópteros serão observadas para contribuir no melhor entendimento sobre a ecologia alimentar dessa ordem.
PALAVRAS-CHAVE: Carollia, dieta, quirópteros.
INTRODUÇÃO
Em diversas comunidades tropicais e subtropicais, os morcegos constituem o grupo de mamíferos mais numerosos, tanto em espécies, quanto em indivíduos (TADDEI, 1999). Eles constituem 40–50% aproximadamente da fauna mamíferos, influenciando grandemente a riqueza de espécies e diversidade de mamíferos nestes ecossistemas e representam um importante papel para reprodução de plantas tropicais, muitas vezes apresentando associações especializadas (FLEMING, 1988).
Nas últimas décadas tem aumentado o reconhecimento do valor dos morcegos para os ecossistemas onde estão presentes (WILSON, 1996). Paralelamente tem se