BIOLOGIA
b) Aumento da variabilidade genética graças à polinização cruzada. A disseminação de sementes permite a exploração de novos ambientes.
2) a) Os frutos carnosos, quando amadurecem, tornam-se atraentes e fornecem alimento para os animais que vão promover a dispersão das sementes.
b) O fruto verdadeiro é originado a partir do desenvolvimento do ovário.
c) A maçã não é considerada um fruto verdadeiro porque a parte carnosa (comestível) origina-se do desenvolvimento do receptáculo floral e não do ovário da flor.
3) O fruto resulta da hipertrofia do ovário da flor. A semente provém do óvulo fecundado.
4) Sim. O tomate é um fruto verdadeiro, pois resulta das paredes do ovário. O caju é um pseudofruto, pois resulta do desenvolvimento do pedúnculo floral que armazenou reservas e não do ovário da flor.
5) a) O tomate é um fruto, portanto originou-se do ovário da flor.
b) O fruto auxilia na dispersão da semente, ou seja, da espécie.
c) Os frutos coloridos, suculentos e nutritivos são disseminados geralmente por animais, processo denominado de zoocoria.
d) A estrutura indicada é a semente, cujas funções são a reprodução e proteção do embrião vegetal.
6) a) Na figura A, a parte comestível do pseudofruto desenvolveu-se a partir do receptáculo floral e, na figura B, o fruto desenvolveu-se a partir do ovário (gineceu).
b) O grão de pólen, germinando sobre o estigma, dá origem ao tubo polínico que carrega os dois núcleos gaméticos masculinos (espermáticos).O tubo polínico penetra no óvulo através da micrópila. Um dos núcleos gaméticos masculino fecunda a oosfera, originando o ovo ou zigoto, que se desenvolverá como embrião. O outro núcleo gamético masculino une-se aos núcleos polares, dando origem a um tecido triplóide, formador do endosperma ou albume.
7) a) O óvulo contém o gameta feminino (oosfera) e está