Biologia
1. A estrutura dos vírus
Já comentamos anteriormente que existe uma discussão sobre considerar ou não os vírus como seres vivos e que eles não fazem parte dos sistemas de classificação. Embora esse debate seja polêmico, vamos definir os vírus como formas particulares de vida. Eles são parasitas intracelulares obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira. Os vírus são morfologicamente muito simples. Muitos apresentam basicamente uma cápsula protéica (capsídeo) envolvendo o material genético. O conjunto capsídeo mais material genético forma o nucleocapsídeo. Dependendo do tipo de vírus, o material genético pode ser o DNA ou o RNA.
[pic]
Alguns vírus são chamados envelopados porque apresentam um envelope lipoproteico que envolve o nucleocapsídeo.
[pic]
2. Vírus de bactérias: os bacteriófagos
Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias. Os mais estudados são os que infectam a bactéria intestinal Escherichia coli, conhecidos como fagos T. Esses vírus apresentam basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Esses dois ciclos iniciam-se quando o vírus adere à superfície da célula hospedeira e introduz nela o material genético viral.
[pic] 3. Vírus de plantas
Quase todos os vírus de plantas têm como material genético o RNA e não apresentam envelope, mas também existem vírus não-envelopados de DNA e vírus envelopados de RNA que parasitam vegetais. Os efeitos mais comuns das infecções virais nas plantas são o surgimento de manchas em folhas, flores e frutos e o declínio na taxa de crescimento.
4. Vírus de animais
Esses vírus podem ser de DNA ou de RNA, envelopados ou não. A penetração do vírus na célula animal pode ocorrer de várias maneiras, dependendo do tipo de vírus. Alguns dos vírus envelopados fundem seus envelopes com a membrana plasmática da célula hospedeira e apenas o nucleocapsídeo