Biologia
QUIMIOSSÍNTESE
ALUNA: Angela Mendonça
Introdução
Por meio desse trabalho venho apresentar a Quimiossíntese, que é processo de produção de substâncias orgânicas através da energia liberada por reações de oxidação de substâncias inorgânicas simples, sem interferência da luz solar.
QUÍMIOSSINTESE
A quimiossíntese, também conhecida com fotossíntese bacteriana, consiste num processo de produção de substâncias orgânicas através da energia liberada por reações de oxidação de substâncias inorgânicas simples, sem interferência da luz solar. Essas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas, que, por isso, são classificadas como quimiossintetizantes.
O processo de quimiossíntese é dividido em duas fases. Na primeira fase há a formação do NADPH e do ATP por meio dos íons H+ e elétrons provenientes da oxidação do substrato. A segunda e última etapa lembra muito a fase escura da fotossíntese, pois nela ocorrem reações análogas ao ciclo das pentoses, em que há a produção de carboidratos a partir do gás carbônico (CO2). O rendimento energético da quimiossíntese é baixo, bem menor do que o rendimento da fotossíntese.
Determinadas espécies de arqueas, por exemplo, adquirem energia por meio da reação entre o gás carbônico e gás hidrogênio, tendo como produto o gás metano (CH4). Tais bactérias são encontradas em depósitos de lixo, fundos de pântanos e tubos digestórios de animais, que são ambientes anaeróbios, ou seja, pobres em gás oxigênio.
Outros tipos importantes de bactérias quimiossintetizantes são as dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter. Esses microrganismos vivem no solo e são fundamentais à manutenção do ciclo do nitrogênio. As nitrobactérias obtêm energia através da oxidação do íon nitrito (NO–2) a íon nitrato (NO3 –); já as nitrosomonas convertem o íon amônio (NH+4) em nitrito, produzindo energia.
Bactérias quimiossintetizantes podem viver em ambientes totalmente desprovidos de luz e matéria