Biologia
Nome: Laura De Cesaro Mércio.
Turma: 204/2º
Disciplina: Biologia
Professor: Angelo Peres.
Passo Fundo
2013
Introdução
A araucária teve sua origem quando a terra era habitada por dinossauros resistiu aos rigores do processo natural seletivo por centenas de milhões de anos. O planeta sofreu intensas modificações geológicas, as mais drásticas mudanças climáticas, dividiram-se em continentes, guardou as marcas das invasões e retrações marinhas enfim vivenciou os mais rigorosos fenômenos naturais tendo a araucária como sobrevivente.
A primeira ancestral desta espécie surgiu no tempo dos dinossauros há mais de 250 milhões de anos. Com sua evolução acabou se dividindo em espécies diferentes até os dias de hoje. A floresta com araucária que nós temos aqui no Paraná e no sul do Brasil, assumiu a sua conformação final a cerca de 10 mil anos quando terminou o ultimo processo glacial. Essa glaciação teria iniciado a mais de 110 milhões de anos e terminado 10 mil anos atrás ai se desenhou a floresta araucária moderna digamos assim que nós conhecemos.
CONHECENDO A ARAUCÁRIA
A floresta com araucária proporciona um dos visuais mais fantásticos da natureza! Imponente, o pinheiro araucária, uma espécie gimnosperma (plantas com suas sementes desprotegidas) apresenta formas simétricas que lembram cones (indivíduos jovens) e guarda chuvas (indivíduos adultos),soma-se a diversas outras espécies de plantas resultando em uma vegetação de beleza única.
O pinheiro do Paraná ou a araucária é uma arvore alta com copa em formato de cálice, pertencente ao grupo das gimnospermas ( com raiz, caule e folhas). Além da madeira, é famoso por sua semente, o pinhão que serve de alimento para vários animais, incluindo o ser humano.