07 30 Robson TCC Rev Leila Final 1
ROBSON LUIZ DA SILVA MENDES
DIAGNÓSTICO DA EXPOSIÇÃO INFANTIL
AO CHUMBO NO BRASIL
RIO DE JANEIRO
2014
Robson Luiz da Silva Mendes
DIAGNÓSTICO DA EXPOSIÇÃO INFANTIL AO CHUMBO NO BRASIL
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em
Vigilância em Saúde Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Especialista em Saúde Ambiental.
Orientador(a): Leila Lemos
Rio de Janeiro
2014
RESUMO
O chumbo se encontra naturalmente na crosta terrestre, a sua utilização pelo homem se da desde a antiguidade. As atividades antrópicas tem contribuído para o aumento desse metal extremamente tóxico no ambiente. Devido as suas características físicas e químicas ele é empregado em diversas atividades, como constituintes de cerâmicas vitrificadas, esmaltes e vidros, ligas metálicas, soldas para aparelhos eletrônicos etc.. Há séculos já se conhecem os efeitos nocivos ao organismo decorrente da sua exposição ambiental. Diversas são fontes de exposição humana ao chumbo, as principais vias de absorção são via oral pela ingestão de água, alimentos e resíduos deixados no solo, e via respiratória por inalação da poeira emitida na atmosfera. Há evidências que mostram a ocorrência de alguns efeitos adversos em níveis de plumbemia < 10µg/dl. No Brasil, há diversos estudos sobre a contaminação por chumbo, principalmente, em crianças. As crianças são particularmente susceptíveis aos efeitos tóxicos do chumbo devido à vulnerabilidade inerente aos sistemas em desenvolvimento bem como o hábito de exploração oral do ambiente. Diversos problemas de intoxicações agudas e crônicas em crianças vêm acarretando
efeitos nocivos para a saúde, nas crianças o sistema nervoso
central é o órgão alvo mais sensível ao chumbo podendo acarretar danos neurológicos , como distúrbios de aprendizado e déficits de inteligência.
Palavras-chave: exposição; chumbo; intoxicação por chumbo; saturnismo