Biologia
A ORIGEM DO UNIVERSO
De acordo com a teoria mais aceita da ciência o universo surgiu há 15 bilhões de anos baseado no Big Bang (grande explosão). 400 mil anos depois do Big Bang, a matéria já estava fria o suficiente para se agrupar e formar os primeiros elementos: hidrogênio e hélio (gás).
Formaram-se grandes nuvens de hidrogênio, ondas de choque do Big Bang ainda ecoavam, a matéria era uma dança cósmica. Chegou um momento em que as nuvens de hidrogênio não aguentaram seu próprio peso e entraram em colapso.
A matéria foi ficando mais quente e densa e então nasceram as primeiras estrelas, galáxias, planetas, luas e vários outros corpos celestes (isso tudo em muitos anos). As estrelas também morrem um dia e é através disso que nascem outros elementos na natureza, além do hidrogênio e hélio; o carbono, o carvão mineral, diamantes, cálcio de nossos ossos, ferros. Tudo isso nasceu nas estrelas.
ORIGEM E VOLUÇÃO DA VIDA
Origem: Acreditavam diversos cientistas que os seres vivos surgiam da abiogênese, porém ela não explica o processo de surgimento de espécie a partir de outra. Outra explicação foi pela origem da evolução química (a mais aceita), ela propõe que a vida surgiu em conjuntos de moléculas simples (formando moléculas complexas), até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se auto-duplicar. Hoje em dia temos a hipótese de que o primeiro ser vivo era autotrófico, pelo fato do planeta não dispor moléculas orgânicas suficientes para os primeiros seres-vivos antes da fotossínteses surgir. Por fim esses seres vivos podem ter surgido em ambientes extremos. Evolução: Havia muitos tipos de moléculas na sopa primordial. Alguns foram atraídos por um lado e repelidos por outros. As moléculas se uniram e assim os ancestrais do DNA encontraram um lar nesse conjunto de moléculas e assim surgiu a 1° célula. As plantas pequenas levaram centenas de anos para evoluir liberando oxigênio. E a partir dessa célula veio se modificando durante muito