Biologia
Atividade avaliativa
1. A maioria das bactérias se reproduz assexuadamente (cissiparidade), mas em algumas ocorre uma espécie de "fecundação primitiva" (conjugação), quando há transferência de material genético por pontes citoplasmáticas seguida de uma reprodução assexuada.
As amebas reproduzem-se assexuadamente por divisão binária, porém sabe-se que alguns vírus são capazes de transmitir material genético de um indivíduo para outro, o que faz com que ocorra recombinação gênica e o "receptor’’ se divida
As bananeiras usadas para produção de alimento se reproduzem por brotamento, porém há espécies selvagens que produzem sementes.
2. A rã criada comercialmente em cativeiro no Brasil é a rã-touro gigante (Rana catesbeiana). Este animal de origem norte americana foi introduzido em nosso país em 1935, e foi escolhido pelos criadores devido as suas características zootécnicas tais como: precocidade (crescimento rápido), prolificidade (alto número de ovos por postura), e rusticidade (facilidade de manejo). Outras espécies de rãs (nativas do Brasil como a rã-pimenta, rã-manteiga ou paulistinha), também podem ser criadas em cativeiro, mas apresentam comparativamente com a rã-touro, até o momento, menor desempenho produtivo e maiores dificuldades técnicas e burocráticas.
As rãs possuem características biológicas e fisiológicas bem distintas dos animais comumente criados. O seu ciclo de vida compreende uma fase exclusivamente aquática, onde recebem o nome de girinos, e outra terrestre (rã propriamente dita), porém com extrema dependência da água.
As borboletas são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas superfamílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.
As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.
O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
1) ovo→ fase pré-larval
2) larva→ chamada também de lagarta ou taturana,