Biologia
b) verdadeira
c) O desenvolvimento embrionário de um anfíbio assemelha-se mais ao desenvolvimento embrionário de outros vertebrados, como o peixe, do que o de mamíferos.
d) Para o estudo da evolução é importante analisarmos os fósseis, os órgãos vegetais, anatomia comparada e composição molecular.
e) verdadeira
f) Em uma comunidade, a diminuição temporária das populações de plantas não afeta somente as populações de animais herbívoros como também os carnívoros (predadores) que não poderão comer e irão se prejudicar também.
2 – a) Sim, pois com o passar do tempo o cóccix desenvolveu em alguns animais mamíferos e não no ser humano.
b) Lamarck: justificaria que o ser humano não tem cauda porque nossos ancestrais eram descendentes de primatas, que possuíam cauda, mas não as utilizavam e por isso nosso cóccix não se desenvolveu.
Darwin: Por função do meio, alguns precisam viver em “terra firme” e a cauda foi inutilizada, o que reduziu ao cóccix.
3 – Irradiação adaptativa, pois eles não têm parentesco, mas desenvolveram nadadeira como um meio de sobrevivência.
4 – As bactérias não se tornam resistentes aos antibióticos. O que acontece é que numa colônia de bactéria algumas bactérias são resistentes ao medicamento. E o uso do antibiótico seleciona as resistentes, aí elas sobrevivem se multiplicam e as novas bactérias que vão surgindo já nascem com essa adaptação ao meio onde vive.
5 – Que os fósseis dos peixes que são encontrados no Brasil é porque com tempo vários peixes foram se instalando naquela região.
6 – Podemos concluir que o parentesco evolutivo entre esses primatas é que o genoma comparado foi separado assim, depois que ocorre o emparelhamento, esse grau de associação indica a assimilação do DNA, ou seja, eles são parecidos.
7 – Irradiação Adaptativa: os antepassados tinham essas características e conforme foram se separando e encontrando dificuldades, foi se desenvolvendo esses membros.
8 – a) Se não fosse Lamarck,