Biologia
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
2a. Avaliação a Distância – 2007/1
Disciplina: Biologia Celular II
Data final de entrega: 2 de maio de 2007
Nome: ______________________________________________________________
Pólo: _______________________________________________________________
1- O texto a seguir foi retirado de uma página da Internet:
Colágeno e Gelatina
O colágeno e gelatina são indicados como coadjuvantes em dietas de emagrecimento, prevenindo a flacidez e o surgimento de estrias. Colaboram também na correta formação das fibras colágenas da pele e tecidos adjacentes, sendo benéfico na prevenção de celulite. Fortalece as unhas e melhora o aspecto do cabelo.
O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, constituindo cerca de 30% das proteínas do nosso corpo e 6% do nosso peso total. É a proteína que compõe os tecidos de sustentação, como pele, ossos, tendões e cartilagens. A proteína de colágeno hidrolisado tem sido usada na Europa há anos como tratamento da osteoartrite com o objetivo de reduzir a dor e inflamação.
Alguns especialistas também indicam a suplementação com gelatina para ajudar no combate a artrose, artrite, reumatismo e problemas de coluna em geral. Isto porque a gelatina contém colágeno. O colágeno é um componente-chave da cartilagem, a qual tem ação “lubrificante” das juntas. A perda de cartilagem é uma característica da artrite, então parece razoável que a suplementação com gelatina, a qual contém colágeno, ajude na reconstrução da cartilagem fina ou danificada de suas juntas.
Faça um comentário crítico sobre os seguintes pontos:
1- Qual a relação de semelhança entre gelatina e colágeno?
R: A gelatina é uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colágeno são quebradas, permitindo o seu rearranjo.
2- Colágeno realmente está envolvido em processos de