bIOLOGIA
1 - Estudo da Tricomonose humana causada pelo parasita tricomonas vaginalis é feito usando a linhagem celular HVEC ( epitélio vaginal humano), pois seria a mais próxima para este estudo, haja vista que o tricomonas vaginalis é um dos principais agentes infecciosos no ataque ao aparelho urinário trazendo distúrbios relacionados a fertilidade e até a transmissão do vírus HIV.
2 - O estudo da giardiase, parasitose intestinal causada pela giardia lambria é feito através da linhagem celular IEC ( epitélio do intestino do rato) para obter um estudo mais aprofundado de células presentes no epitélio intestinal estão sendo usados segmentos iniciais e finas do intestino de rato porque apresentam melhor nitidez na visualização e uma melhor leitura das células.
3 - No estudo de vacinas para o combate de infecções pela bactéria do tétano, foi usada a linhagem 3T3 ( Fibroblastos de camundongo ) devido ao alto poder de conjunção dos tecidos, haja vista que a principal forma de infecção pela bactéria do tétano ocorrer através de materiais contaminados.
4 - O estudo das células tronco é a nossa atual esperança no cambate ao câncer. Cientistas acreditam que, através delas, poderemos chegar a cura do câncer, mal de Parkinson, lesões na medula e outras doenças. Nos últimos anos os estudos de células tronco de tumores avançam muito e atrai cada vez mais cientistas otimistas que procuram identificar células-tronco e induzir in vitro sua diferenciação. O sucesso desta tecnologia nos levará até mesmo a produzir o próprio sangue para ser utilizado em cirurgias, quem sabe até, regenerar órgãos como o coração, fígado etc... O otimismo se faz pela crescente tese de que há ligações diretas entre a biologia do câncer e a ciência das células-tronco, porque em tecido saudável elas servem de matriz para a produção de novas células regenerando as lesões.
QUESTÃO 2
Figura 1
Microscópio de Fluorescência porque permitem ver estruturas