biologiA
PALAVRAS CHAVE: Assistência à Família; Saúde da Família e Enfermagem e Família. modelo assistencial em saúde, ainda predominante no país é caracterizado pela prática “hospitalocêntrica”, pelo individualismo, pelo uso desmedido dos recursos tecnológicos disponíveis e com baixa resolução. Vem gerando insatisfação para todos os participes do processo-gestores, profissionais de saúde e população que utiliza o serviço (SOUZA, 2000).
O Ministério da Saúde (MS) assumiu desde 1991, a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) como transitório à formatação do Programa de Saúde da Família (PSF), em 1994, que visava estrategicamente, a reorientação do modelo assistencial brasileiro (SOUSA, 2000; TEIXEIRA et al, 2000).
Ao nosso ver, a perspectiva do PSF foge da concepção usual dos programas de atenção à saúde concebidos no MS, por não se tratar de intervenção pontual no tempo e no espaço direcionados a assuntos específicos, e tão pouco de forma vertical ou paralela às atividades dos serviços de saúde. Ao contrário, tem como