Biologia
1- a.Há dois tipos de células: procarióticas e eucarióticas. Os organismos procariontes, como bactérias e cianobactérias, possuem células do tipo procarióticas. Essas células caracterizam-se pela ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas. Os organismos eucariontes possuem células do tipo eucarióticas, caracterizadas pela presença de membrana nuclear e organelas membranosas como R.E, mitocôndrias, aparelho de Golgi, etc.
b. b) Os organismos pertencentes ao Reino Monera possuem células do tipo procarióticas. Os demais reinos (Protista, Fungi, Metazoa ou Animalia e Metafita ou Plantae) possuem células do tipo eucarióticas.
c. 1) Monera (bactérias e cianobactérias) 2) Protista ( algas e protozoários) 3) Fungi (fungos) 4) Animália (animais) 5) Plantae (plantas)
2- a. Felis – Termo genérico catus – Termo específico
b. Trypanosoma cruzi
c. Quando o nome da espécie já houver sido citado, anteriormente, com a denominação completa
d. Porque com esse mesmo termo genérico podem existir indivíduos de espécies diferentes e. Na categoria de gênero
3-
4- Para prevenir a malária, bem como outras doenças transmitidas por picada de mosquito (dengue, febre amarela, leishmaniose, filarióse) deve-se seguir as instruções 1 e 4. Essas medidas profiláticas impedem a dispersão e proliferação dos mosquitos transmissores. 5- a. A leg-hemoglobina regula a quantidade de oxigênio livre dentro dos nódulos das raízes das leguminosas. Dessa forma, os bacterioides dispõem do oxigênio necessário para sua respiração, sem que haja uma concentração desse gás no meio que seja capaz de inibir a ação da nitrogenase,responsável pela fixação do nitrogênio.
b. Tendo em vista que a produção de sementes é reduzida, a dispersão da característica vantajosa tende a diminuir na população.
6- a. A contaminação se dá pela ingestão, pelo gado, de oocistos liberados nas fezes dos gatos e que permaneçam no ambiente,