biologia
Um dos pontos positivos da área de atuação é que o campo de estudos é bastante amplo, desde a pesquisa com células-tronco e genomas ao trabalho ambiental ou magistério, a carreira de biólogo é bastante promissora, com mercado em medicina, indústria ou fabricação de bebidas e alimentos. É dividida basicamente em zoologia, botânica, fisiologia, bioquímica, genética e biotecnologia.
A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado de trabalho para o biólogo, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para a elaboração de relatórios de impacto ambiental. O mercado para a Biomedicina no Brasil também está bastante aquecido com uma grande oferta de vagas, principalmente em laboratórios de Análises Clínicas e Hospitais Particulares. Há também uma excelente oferta de vagas bem remuneradas para licenciatura em biologia, principalmente em cursinhos pré-vestibular. Em contrapartida o profissional que segue a carreira precisa de constante atualização já que as ciências biológicas são as ciências que mais evoluem atualmente.
O piso salarial de acordo com o CFBio, correspondente a 8,5 salários mínimos para jornada de 40 horas semanais ou de 6 salários mínimos pelo trabalho de 30 horas semanais.
De acordo com o estabelecido na Resolução nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção, há uma variedade, portanto vamos citar três de cada tema como mostra a Inf.:
Tabela 1. Areas de atuação
Meio Ambiente e Biodiversidade:
Saúde:
Biotecnologia e Produção:
Gestão Ambiental
Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense
Controle de Vetores e Pragas
Reprodução Humana Assistida
Saneamento
Saúde Pública/Fiscalização Sanitária
Análises Histopatológicas
Engenharia Genética/Bioengenharia
Gestão da Qualidade