Biologia
Nomes alternativos:
Análise do cromossomo, cromossomo Filadélfia
Como é realizado o exame:
O exame pode ser realizado com uma amostra de sangue, medula óssea, líquido amniótico ou tecido placentário.
Os cromossomos contêm milhares de genes armazenados no DNA (que é o material genético básico). A amostra é colocada para crescer em uma cultura de tecido, em laboratório; a seguir, as células são colhidas e recebem um corante para poderem ser analisadas no microscópio. As células são fotografadas para se obter o cariótipo, que mostra a organização dos cromossomos. As anormalidades podem ser identificadas conforme a organização dos cromossomos.
Como se preparar para o exame:
Não é necessária nenhuma preparação especial para o exame. Para examinar o líquido amniótico, é realizada uma amniocentese. Para examinar a amostra de medula óssea é necessária uma biópsia de medula óssea. O exame de tecido placentário é realizado após um aborto espontâneo.
O que se sente durante o exame:
Como há vários procedimentos para a obtenção da amostra - punção venosa, amniocentese, biópsia de medula óssea -, cada paciente tem diferentes sensações.
Motivos pelos quais o exame é realizado:
O exame de sangue normalmente é realizado para avaliar aparência ou desenvolvimento anormais que sugira anormalidade genética, para avaliar casais com história de abortos espontâneos ou para identificar o cromossomo Filadélfia, presente em 85% das pessoas com leucemia mielógena crônica (LMC). O exame da medula óssea também pode ser realizado para identificar o cromossomo Filadélfia. O exame do líquido amniótico é realizado para avaliar anomalias cromossômicas no feto em