Biologia
01. (UEL-PR) A representa o gene dominante para determinado caráter e a é seu alelo recessivo. Em quatro cruzamentos entre um indivíduo Aa e um indivíduo aa, os descendentes foram Aa. A probabilidade de, no quinto cruzamento, o descendente ser aa é:
02. (Fuvest-SP) Em uma gravidez gemelar, o par de gêmeos é do sexo masculino.
a) Esses gêmeos devem ser monozigóticos ou dizigóticos? Por quê?
b) Se um dos gêmeos herdou o alelo dominante A de sua mãe heterozigótica Aa, qual é a probabilidade de que esse alelo também esteja presente no outro gêmeo?
03. (UFRJ) No heredograma a seguir a cor preta indica indivíduos com pelagem negra, fenótipo determinado por um gene autossômico dominante A. A cor branca indica pelagem branca determinada por um gene recessivo. Os indivíduos 5 e 8 devem ser considerados homozigotos (AA), a menos que haja evidência contrária. Qual a probabilidade de que o cruzamento entre o indivíduo 9 e o indivíduo 10 gere um indivíduo de pelagem branca?
04. Um dado de jogo teve suas faces ímpares pintadas de azul e em seguida foi lançado. Qual é a probabilidade de ter aparecido a face 1, sabendo-se que a face obtida foi azul? Justifique sua resposta.
05. (FEI-SP, mod.) O albinismo, despigmentação da pele, da íris dos olhos e dos cabelos, é uma doença transmitida por herança genética autossômica recessiva. Um homem albino casa-se com uma mulher normal, filha de pai albino. Qual é a probabilidade de o casal ter 3 crianças albinas em seguidas gestações?
06. (FAAP-SP) A genealogia abaixo refere-se a uma família com polidactilia. A polidactilia é uma malformação genética do tipo autossômica, em que os indivíduos apresentam dedos ou vestígios de dedos a mais. Na geração III, no casamento da mulher 7 com o homem 8, a probabilidade de nascimento de um filho ou filha com polidactilia é:
07. Os filhos de dois irmãos casam-se e têm um filho aparentemente normal. Os avós comuns ao casal eram heterozigotos