Biologia
No decorrer do filme, o espião passa a fazer relatórios diários sobre a vida do autor e de sua companheira, e comoconseqüência se envolve na história de ambos; isso o faz mudar sua forma de pensar sobre o regime e rever seus conceitos como ser humano. E nesse contexto é possível refletirmos sobre o que deveriaser a essência da interação entre os indivíduos numa sociedade, ou seja, a ética, a moral e o direito.
A ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguida, umdever profissional. De acordo com esse conceito, o espião que a princípio era extremamente ético, no desenrolar da história, ao perceber que se identificava com Dreyman, passa a protege-lo ao abrirmão da sua ética profissional, mentindo e até mesmo agindo de forma contraria a seus pensamentos inicias para a polícia secreta, com o intuito de não deixar provas que confirmassem a suspeita sobre oautor.
A moral atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo. E em relação ao filme o espião deixou a moral que existia em seu íntimo sobrepor-se a sua ética. Pois para ele não seriacorreto permitir que o autor de teatro fosse punido por expor o que pensava, por defender seus ideais.
O direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja deacordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade. E ficou claro que direito não era para todos, a democracia ainda era almejada pela maioria. A liberdade de expressão era um crime para aqueles que...
2
Análise de filme
A Vida dos