biologia
No que se refere às células, os blocos com que são construídos os organismos, a vida é estudada pela biologia celular, pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular e, à escala multicelular, pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia.[1] A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
A biologia tem papel fundamental na ciência, no que tange o estudo dos seres vivos e da vida. Na foto, um cão (Canis lupus familiaris), ser vivo pertencente ao reino animal.
Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos na população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies.[2] As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva.[3] Uma nova área, meramente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia[4] ) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e