biologia
A serra do caraça abrange uma área de 11.233 hectares, localiza – se entre os municípios de Catas Altas e Santa Barbara. O clima da região é classificado como subtropical de altitude, a vegetação é de transição, mata atlântica e cerrado. A serra possui uma vasta fauna como aves, macacos, saguis, tucanos, lobos guarás, jaguatiricas e muitos outros animais. Possui também uma vasta flora e diversas cachoeiras e grutas.
História
No século XVIII, portugual um estado absolutista, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, acreditava que os jesuítas representavam uma séria ameaça à nobreza dominante da época, passando a persegui - los. No ano de 1758, quando o Rei D. José foi vítima de um atentado, a suspeita recaiu sobre os Távoras, levando o Marquês de Pombal a castigar a família, queimando onze de seus membros em praça pública. Carlos Mendonça Távora, que conseguiu fugir em um navio para o Brasil, escondendo sua origem sob um hábito religioso franciscano e utilizando o nome de Irmão Lourenço. Ao chegar a Minas Gerais, encontrou uma região isolada e protegida por montanhas. Em uma delas era possível enxergar os contornos do rosto de um gigante, batizado de Serra do Caraça. Encantado pelo lugar, o Irmão Lourenço se estabeleceu na região e fundou, em 1774, a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Assim, nascia o Santuário do Caraça, que hoje é tombado como patrimônio natural e religioso.
Metodologia
Rede entomológica ou puçá – é constituída por um aro de arame, uma rede de tela fina que facilita enxergar o inseto capturado e um cabo. Serve para coletar vários insetos voadores.
Armadilha luminosa – captura insetos noturnos que são atraídos pela luz, batem nas aletas laterais e são presos em recipiente telado após passar pelo funil.
Aspirador - é composta de um aspirador e recipiente coletor, é usado para coletar insetos pequenos. Câmara mortífera – frasco de vidro forrado com