Biologia
Balão foguete:
Contexto : O Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento Linear diz que "todo sistema sempre conserva constante a sua quantidade de movimento linear", esta podendo ser inicialmente nula ou não.Neste experimento, o sistema considerado é o balão e o ar que ele contém, para o qual a quantidade de movimento linear inicial é nula.
Ideia do Experimento : O experimento consiste de aproveitar o movimento de um balão cheio quando é solto com a entrada de ar aberta de tal modo que este movimento seja retilíneo. A ideia é a de explorar a compensação de quantidades de movimentos que ocorre neste experimento. Enquanto o balão se desloca para um lado, o ar que escapa dele se desloca no sentido oposto.
Objetivo : Os foguetes podem se mover pelo espaço, fora da atmosfera terrestre, porque ejetam gases para trás, enquanto avançam para frente. Esse movimento pode ser explicado a partir de dois princípios: a lei de ação e reação, ou terceira lei de Newton, e a lei da conservação da quantidade de movimento. Apresentaremos a seguir uma explicação baseada na primeira opção.
A terceira lei nos diz que quando um corpo A exerce uma ação sobre um corpo B, esse exerce sobre o corpo A uma força de reação igual e contrária. Para aplicar essa lei ao foguete, basta considerar o corpo do foguete como corpo A e a massa de gás que o foguete ejeta em um dado instante como corpo B. Desde esse ponto de vista, é a força de reação da massa ejetada sobre o corpo do foguete que o lança para frente .