biologia
I. Divisão Anatômica:
1. Sistema Nervoso Central (SNC)
1.1. Encéfalo:
Localizado dentro da caixa craniana - o crânio, que protege este órgão delicado em caso de traumatismo. É a parte mais desenvolvida e volumosa do encéfalo, pesando cerca de 1,300 Kg. Apresenta duas substâncias diferentes de tecido cinza-róseo e, quando cortado, apresenta duas substâncias diferentes: branca que ocupa a região central e cinzenta que ocupa o córtex cerebral.
O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica. A presença de grande áreas cerebrais relacionadas ao controle da face e das mãos explica por que essas partes do corpo têm tanta sensibilidade. No córtex estão agrupados os neurônios.
Por sua vez, o encéfalo é dividido em três partes: o metencéfalo, o mesencéfalo e o protencéfalo.
Metencéfalo: É constituído pelo cerebelo e pelo bulbo raquidiano, que encontra-se ligado à medula espinal, tendo como estruturas fundamentais o cerebelo e o bulbo raquidiano.
Cerebelo: a palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro." O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico. O cerebelo é parecido com o córtex cerebral em alguns aspectos: é dividido em hemisférios e tem um córtex que recobre estes hemisférios. A sua função consiste em supervisionar a coordenação dos movimentos voluntários e manter o equilíbrio do corpo.
Bulbo raquidiano: este também é conhecido como medula alongada, O bulbo raquidiano é o ponto de passagem dos nervos que ligam a medula ao cérebro. Contém grupos de neurónios especializados no controlo de funções fisiológicas vitais, como o ritmo cardíaco, a respiração, a pressão arterial, ou funções motoras básicas como engolir. Esta