Biologia
TEMA: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
1. As minhocas tem tubo digestório completo, ou seja, inicia na boca e termina no ânus.Sistematizando: 1-Boca-> Capturar o alimento 2-Faringe muscular-> auxilia na entrada do alimento e maceração do alimento 3- Esôfago-> Ponte entre a faringe e o papo 4- Papo-> Armazenar o alimento e inicio da digestão química 5- Moela-> Triturar o alimento. Tem a parede muscular mais forte e separa a matéria orgânica da matéria inorgânica. O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula. A rádula assemelha-se a uma língua com inúmeros dentículos de quitina que raspam as superfícies retirando o alimento. Na boca dos cefalópodes há uma espécie de mandíbula, também quitinosa, que funciona como uma prensa para segurar o alimento.Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago. No estômago existe uma região glandular que secreta enzimas digestivas. Após o estômago há um intestino longo e enrolado que, por fim, desemboca no ânus.
2. A rádula é uma estrutura presente na faringe de certos moluscos, como caracóis e lulas, cuja função é ralar os alimentos. Ela é semelhante a uma língua e desempenha essa tarefa graças à presença de pequenos dentes de quitina em sua superfície. A maioria dos equinóides (ouriços) alimenta-se raspando o substrato com uma estrutura raspadora complexa denominada lanterna de Aristóteles apresenta-se na sua região ventral para raspar as rochas e retirar alimento.
3. Eviceração: Quando está sob uma situação de stress como, por exemplo, a falta de alimento ou quando se sente ameaçado por predadores, o pepino-do-mar lança parte do seu sistema digestório para fora do corpo. É uma espécie de defesa sabe. Os órgãos eliminados são posteriormente regenerados. A eversão ou desenvaginação do estômago durante o