biologia
Os pais solteiros não são resultado apenas de relações fracassadas ou divórcio. Outras causas podem ser viuvez, adoção e gravidez não planejada. Os pais solteiros chamaram atenção durante os anos 1980 e 1990, destacando-se a diferença entre eles e os pais divorciados. Os estudos focaram no crescente número de pais solteiros, em comparação com pais casados. De acordo com"Psychology Today", esses números de aumentaram 1 a 2 para 2 a 3 famílias que tinham pais solteiros ou pais que nunca se casaram contra o modelo tradicional de família. Os psicólogos estudaram os efeitos nos filhos da criação por pais solteiros, incluindo, mas não limitando a, sua taxa de abandono da escola, suas chances de se tornarem pais solteiros também e sua probabilidade de sucesso. Os estudos conservadores mostraram que os filhos de pais solteiros tiveram uma performance abaixo da média, comparando com os filhos de pais casados, porém fatores como a situação econômica, oportunidades educacionais e serviços de apoio à criança não foram levados em consideração (veja a seção "Recursos").
Vantagens
Os pais solteiros gostam de sua liberdade de tomar decisões baseadas em seus princípios éticos, morais e culturais, sem a interferência de outro que possa entrar em conflito com suas ideias. Como são os únicos responsáveis pela criação acadêmica e religiosa de seus filhos, eles podem decidir baseados em suas próprias necessidades, desejos e vontades, sem considerar as necessidades e desejos de outra pessoa. Essas vantagens de ser um pai solteiro são equilibradas com o fardo da responsabilidade associado a criar um filho sozinho.
Função
Os pais solteiros se tornam extremamente autoconfiantes e ótimos administradores do tempo, pois não contam com ninguém além de si mesmos para cumprir as obrigações. Como consequência direta dessa necessidade de ter êxito, eles oferecem aos filhos um modelo de excelência em autoconfiança, independência e responsabilidade. Os filhos de pais solteiros