Ckeck-list
Listas de verificação (check-list) são bastante autoexplicativas e capazes de agrupar questões a respeito da adequação de qualquer projeto. Uma lista de verificação bem elaborada deve estruturar questões sobre o projeto de forma que as respostas expliquem o quanto um problema particular está sendo tratado. É um método simples para a identificação de aspectos que requeiram atenção especial, muito usado em processos industriais, mas adequado para avaliações preliminares de perigo associadas a qualquer atividade. (CHICKEN, 1986)
OBJETIVO
O objetivo desse instrumento é servir como uma ferramenta prática de apoio em todas as fases do desempenho da atividade, durante a criação (cuidados com aspectos de ordem, estrutura e apresentação) e depois (revisão de todos os passos). Além disso, pode ser utilizado também para analisar e revisar questionários considerados prontos para serem usados. (Nunes Marchesan, Maria Tereza; Gonçalves Ramos, André – 2012)
O que é a Lista de Verificação?
A lista de verificação consiste em uma lista dos possíveis perigos e áreas a serem observadas. Apesar de a sua utilização ser recomendada para estágios iniciais do projeto, pode ser utilizada tanto durante o projeto da unidade quanto no início da operação. Existem listas específicas para equipamentos, subsistemas e para a planta em geral. (Schmitz Guarilha Costa Matos, Juliana - 2009).
PARA QUE SERVE?
A lista de verificação pode ser elaborada abordando todas as etapas do início ao fim da atividade a ser desenvolvida. A lista é útil para verificar a execução, passo-a-passo, de uma atividade.
Também pode abordar aspectos que influenciem o desempenho da atividade.
A lista pode verificar a existência de algum fator que seja, ou não, responsável pela identificação do perigo. Exemplo: causas externas (tempestade, inundação, terremoto), local (depósito, sala de controle, tubulação), operação (normal, início, término).
A lista de verificação também pode