biologia
O rápido avanço das indústrias da China ocorreu no princípio da década de 50 do século passado. Após a fundação da Nova China em 1949, o setor entrou num período de recuperação completa e desenvolvimento. Antes da adaptação da política de abertura ao exterior em 1978, a China estabeleceu basicamente o sistema econômico e industrial mais ou menos completo. Tanto a indústria tradicional como o petróleo, as novas indústrias, a química e elétrica conseguiram rápido progresso. Sendo as indústrias de alta tecnologia, as indústrias nucleares e aeroespaciais registraram novo avanço. A partir de fins dos anos 70 do século passado, o desenvolvimento das indústrias chinesas tem acelerado os passos. Entre 1979 e 2003, o valor acumulado das indústrias mantém um crescimento anual acima de 10%.
Depois de 50 anos de desenvolvimento, a produção dos principais produtos industriais aumentou a um ritmo de dezenas ou até centenas vezes. Vários produtos industriais foram vendidos para todo o mundo. Desde 1996, a produção de aço e ferro, carvão, fertilizantes agrícolas e televisores tem mantido em primeira classificação do mundo.
Desenvolvimento
Na china, em 1937, o Partido Nacionalista no poder, liderado por Chiang Kal-shek, e o comunista, liderado por Mao Tse-tung, se uniram para combater a ocupação japonesa. Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota japonesa, os dois partidos passaram a se enfrentar, numa disputa que se estenderia até 1949. Nesse ano, o exército camponês do partido Comunista venceu os nacionalistas, e foi criada a República Popular da China.
Com a vitória dos comunistas, as forças lideradas por Chiang Kal-shek procuraram refúgio na ilha de formosa (Taiwan), onde fundaram a China Nacionalista, seguindo uma orientação política e socioeconômica baseada no sistema capitalista.
A partir da década de 1960, uma profunda crise abalou praticamente todos os países socialistas, inclusive a China. A