Biologia
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Biomedicina
Emanuella Sarmento Alho de Sousa
Relatório da aula prática:
Medidas de PH
Belém-PA
2014
Universidade do Estado do Pará
Curso de Biomedicina
Emanuella Sarmento Alho de Sousa
RELATÓRIO: Aula prática de medidas de pH
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica, do curso de Biomedicina da UEPA, Como requisito parcial de avaliação, sob a orientação da professora M.Sc. Danielle Feio.
Belém-PA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 ESCALA DE pH 05
3 MATERIAIS UTILIZADOS 06
4 MÉTODO 07
5 PRÁTICA 08
6 CONCLUSÃO 09
INTRODUÇÃO
O pH (potencial hidrogeniônico) é uma característica presente em todas as substâncias, ele define o grau de alcalinidade de uma solução. As propriedades ácidas e básicas de substâncias são definidas pela presença de íons de hidrogênio (H+) e pela quantidade de íons hidroxila (OH-) respectivamente.
A escala de pH vai de 0 a 14 onde 7, o ponto central, é considerado neutro. O pH de uma solução pode ser medido por aparelhos chamados pHmetros, que consiste em um eletrodo acoplado a um circuito potenciômetro bastando introduzir os eletrodos do mesmo na solução a ser analisada e fazer a leitura do pH.
O pH de uma solução também pode ser obtido, usando-se o papel indicador de pH. Este material é impregnado com compostos orgânicos que mudam sua cor conforme o pH da solução. A cor mostrada pelo indicador é então comparada com uma escala de combinações fornecidas pelo fabricante.
O último método mencionado foi o meio de medição de pH utilizado na aula prática do dia 03 de Setembro, onde a professora Danielle Feio nos orientou e supervisionou durante todo o processo.
ESCALA DE pH
A escala de pH é elaborada a partir