BIOLOGIA
Trabalho de
Biologia
Vírus
1. Vírus Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus), possuem relações íntimas com as células, podendo causar doenças de gravidade variável de acordo com a intensidade de seus efeitos, medindo em média não mais que 200 nm, sendo visíveis somente ao microscópio eletrônico.
Os vírus não possuem a capacidade de se multiplicar sem que estejam parasitando alguma célula, da qual utilizará algumas enzimas que atuarão na síntese de macromoléculas que irão constituir novos vírus. É justamente a falta destas enzimas que faz com que um vírus sozinho não possa originar novos vírus sem parasitar uma célula, sendo, portanto, considerados obrigatoriamente parasitas intracelulares.
Segundo Junqueira & Carneiro (2005), os vírus são na verdade parasitas moleculares, pois fazem com que todo o aparato molecular das células sintetize as moléculas que irão formar os novos vírus ao invés de trabalharem e benefício da própria célula.
Alguns vírus de maior complexidade apresentam um invólucro lipoproteico, sendo que a porção lipídica deste invólucro é originada a partir das membranas celulares. Já as glicoproteicas são de natureza viral, codificadas pelo ácido nucleico do vírus.
Os vírus apresentam alto grau de especialização, sendo que aqueles que parasitam células animais não parasitam células vegetais, e vice-versa, distinguindo-se desta forma em vírus vegetais e vírus animais. Entretanto, existem alguns exemplos de vírus vegetais que são capazes de se multiplicar nas células dos insetos que os disseminam de uma planta para a outra. Os bacteriófagos ou fagos são os vírus que ocorrem em bactérias.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.
Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do