info basica
É a informação automática, isto é, o tratamento da informação de modo automático. Portanto, informática pressupõe o uso de computadores eletrônicos no trato da informação.
Pode-se considerar a informática, como situada na interseção de quatro áreas de conhecimento: Ciência da computação, Ciência da Informação, Teoria dos sistemas e Cibernética.
Ciência da Computação – Preocupa-se com o processamento dos dados, abrangendo a arquitetura das máquinas e as respectivas engenharias de software, isto é, sua programação.
Ciência da Informação – Volta-se ao trato da informação, notadamente no tocante a seu armazenamento e a sua veiculação.
Teoria dos Sistemas – Sugere a solução de problemas a partir da conjugação dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos.
Cibernética – Preocupa-se com a busca da eficácia, através de ações ordenadas sobre convenientes mecanismos de automação.
A informática, ferramenta indispensável ao desenvolvimento técnico e científico, suporte da modernização em todas as áreas de atividade, cabe a tarefa precípua de coletar, tratar, disseminar dados, sua matéria-prima, gerando informação.
DADOS – Elementos conhecidos de um problema.
INFORMAÇÃO – Um conjunto estruturado de dados, transmitindo conhecimento.
Várias modalidades de computadores
Os sistemas de aferição ou medição podem ser classificados em dois grandes grupos: Sistemas analógicos e Sistemas Digitais.
Existem duas classes de computadores, fundamentalmente diferentes, quanto ao princípio de operação:
Computadores Analógicos – Representa variáveis por meio de analogias físicas. Trata-se de uma classe de computadores que resolve problemas referentes a condições físicas, por meio de quantidades mecânicas ou elétricas, utilizando circuitos equivalentes como analogia ao fenômeno físico que está sendo tratado.
Computadores Digitais – Processa informações representadas por combinações de dados discretos ou descontínuos. Mais especificamente trata-se