biologia
NÚCLEO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE
Curso de Ciências Biológicas
PLANO DE TRABALHO EFLUENTES LÍQUIDOS DOMÉSTICOS
Alunos: Jaqueline Silva, Rafaela Júlia, Bianca Silva, Marcos Krakauer, , Pedro Braz
Passos - MG
2014
Jaqueline Silva,Rafaela Júlia, Bianca Silva, Marcos Krakauer, Pedro Braz
EFLUENTES LÍQUIDOS DOMÉSTICOS
Passos - MG
2014
Sumário
1INTRODUÇÃO
A história do uso da água na Terra é complexa e está diretamente ligada ao crescimento da população humana, ao grau de urbanização e aos usos múltiplos que afetam a quantidade e qualidade de água (LEME 2003, apud TUNDISI 2003). A pressão sobre os recursos hídricos tem crescido, tendo como os principais motivos o crescimento da demanda, a escassez e o uso indevido destes recursos.
O crescimento demográfico implica no incremento da exploração e utilização da água, resultando no aumento de todo o tipo de águas residuárias. No Brasil, a população cresceu três vezes no período de 50 anos, enquanto que a demanda por água aumentou seis vezes. Os ambientes aquáticos são utilizados em todo o mundo com distintas finalidades, dentre as quais se destacam: o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, a aquicultura e a harmonia paisagística. No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade (Moraes & Jordão, 2002).
No Brasil, apesar de possuir 18% dos recursos hídricos superficiais do planeta, a situação não é tranquila devido à distribuição irregular e a falta de qualidade na gestão desses recursos (ABES, Revista BIO, 2003).
1.1TRATAMENTO DE EFLUENTES LIQUÍDOS DOMÉSTICOS O tratamento biológico é a forma mais