Biologia
1.1-conceito e tipos
São todas aquelas que não são orgânicas: Por exemplo, os minerais. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.
O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia-a-dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e em dose equilibrada, contribuiu para a manutenção da nossa vida.
1.2- importância da agua para vida
A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie. Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.
O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções evacuação, etc.
1.3-importancia dos sais minerais: íons de sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e fosforo.
São substâncias inorgânicas que precisam ser consumidas pelos seres vivos para que haja um bom funcionamento do organismo. A falta desses nutrientes pode causar graves prejuízos ao organismo, até mesmo a morte. Os sais minerais podem ser encontrados de três formas nos organismos vivos: dissolvidos na água do corpo na forma de íons; na forma de cristais (como o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio encontrados nos ossos); ou associados a moléculas orgânicas (como o ferro na molécula de hemoglobina, o magnésio na clorofila e o cobalto na vitamina B12).
Alguns sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários ao nosso organismo em quantidades relativamente altas (superiores a 100mg/dia) e por esse motivo são chamados de macro nutrientes minerais ou macro elementos.
2-substancia orgânicas
2.1-
Desempenham um papel fundamental na vida dos animais e das plantas como fonte de