biologia
A diabetes é uma doença caracterizada pela deficiência na produção e/ou pela deficiência na ação da insulina. Atualmente é encarada como um problema de saúde pública visto o enorme número de brasileiros que apresentam o transtorno. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da diabetes considerando os seguintes tópicos:
O que é diabetes;
Como se adquire;
Quais são os sintomas;
Como é feito o diagnóstico;
Como é o tratamento.
A diabetes gera, portanto, o aumento do nível de glicose no sangue, já que esta molécula não é quebrada. A diabetes apresenta algumas formas clínicas:
Diabetes Mellitus tipo I: o pâncreas não produz nada ou muito pouco de insulina.
Diabetes Mellitus tipo II: ocorre uma resistência por parte das células com relação à absorção da insulina.
Diabetes Mellitus de outros tipos: está relacionada a desordens genéticas, uso de drogas, doenças pancreáticas e outras patologias.
Diabetes Gestacional: normalmente ocorre devido ao aumento excessivo do peso da mãe durante a gravidez.
COMO SE ADQUIRE?
São várias as causas que podem acabar levando uma pessoa a desenvolver diabetes. No caso do Diabetes Mellitus tipo I, por exemplo, a causa principal é algum tipo de doença auto-imune que destrói as celulas beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.
Já no Diabetes Mellitus tipo II podem estar ocorrendo diversos mecanismos de defesa com relação à ação da insulina. Um dos principais mecanismos de defesa é a obesidade. Outras formas de diabetes podem ter relação com alguma lesão no pâncreas como devido ao uso de drogas, de medicamentos ou devido a alguma infecção.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas da diabetes tem relação com o aumento da glicemia. A situação destes sintomas pode ir agravando progressivamente. Os sintomas mais comuns são:
aumento da sede; muita vontade de urinar; aumento do volume da urina;
Emagrecimento;
Visão confusa;
Impotência sexual;
Algumas feridas nos