Biologia
b) O diafragma é um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal.
Quando em estado de relaxamento, o diafragma possui formato de abóbada. Durante a inspiração, este músculo se contrai e ao distender-se aumenta a capacidade do tórax. Neste processo. O ar tende a entrar nos pulmões para compensar o vazio gerado. No momento em que este músculo entra em relaxamento, o ar acumulado é expulso.
c) Sistemas respiratório e digestivo.
d) Estruturas que ficam na terminação dos bronquíolos e é responsável pelas trocas gasosas.
e) No nariz encontramos cílios e muco que funcionam como filtros de ar, retendo e eliminando partículas de poeira e microrganismos.
7) Os pulmões são os órgãos respiratórios responsáveis pela hematose, transformação do sangue venoso em arterial. O oxigênio transportado às células, nelas penetra e atinge as mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração celular, que leva a produção de energia.
8) Os principais centros nervosos que controlam o ritmo e a intensidade da respiração estão no bulbo raquiano e na protuberância ou ponte.
9) a) Rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
b) Néfrons.
c) A urina normal deve conter apenas água, sais minerais e excretas nitrogenados como a ureia e traços de ácido úrico.
d) Nos glomérulos ocorre filtração do sangue arterial. Nos túbulos do néfron, ocorre reabsorção das substâncias úteis.
e) A glicose é reabsorvida ao longo do néfron e lançada de volta ao sangue. A ureia é eliminada.
10) O álcool inibe a liberação do hormônio ADH que é importante para evitar a desidratação através da eliminação excessiva de água na urina, ou seja, a pessoa bebe muito, diminui muito a taxa de ADH e quando a pessoa vai ao banheiro ela elimina muita água e fica desidratada e fica com sede.