O Último Samurai - Extremo Oriente
História do Extremo Oriente
O Último Samurai
Juliana Reinheimer
1. Como é possível caracterizar as diferenças entre Ocidente e Oriente (roupas, cenários, concepções...). A resposta pode ser construída com base na citação de cenas do filme. As diferenças entre Oriente e Ocidente começam nas vestimentas, as ocidentais são terno, calça social, sapato, como nós estamos acostumados a ver, já as orientais, mostradas no filme, são com tecidos pesados, cortes mais retos, com mais camadas, os quimonos. As casas, comidas, modo de viver, idioma também são diferentes. Durante a cena do conflito entre o exército e os samurais notamos novamente a diferença nas vestimentas, e no armamento, o exército com armas de fogo e canhões, enquanto que os samurais se muniam de arco e flechas e espadas (katana). Também notamos a diferença no discurso das personagens, pois no Ocidente a palavra só dita não tem valor, diferente do Oriente onde a palavra é lei e honra. Quando é capturado pelos samurais, Nathan se depara com o reflexo do seu vazio, pois a cultura dos samurais lhe permite o espaço para não pensar, não se preocupar, não existir, diferente da agitação, barulho e inquietação do Ocidente.
2. O conceito Orientalismo aparece no filme? Justifique sua resposta a partir de alguma cena e interprete-a.
O conceito de Orientalismo pode ser notado quando os samurais vão para Tóquio e quando o capitão Nathan está trinando os soldados para a batalha, nestes dois momentos os samurais são tratados como selvagens, pois assim que os orientais eram vistos.
3. E o conceito de Niponização (adaptação ao que vem de fora) como é mostrado pelo diretor do filme?
Quando capitão Nathan começa a treinar o exército Japonês podemos observar um exemplo claro deste conceito, pois ele passa a transformar a cultura japonesa a partir da sua, treina os soldados japoneses de acordo com o método americano e lhes da às armas de fogo e tecnologia ocidental.
4. Fazer uma