biologia
2. População: é o conjunto de indivíduos que pertencem a mesma espécie.
3. Comunidade (biocenose): conjunto de diferentes espécies que habitam um mesmo local/habitat.
4. Ecossistema: unidade natural constituída por uma parte abiótica (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e uma parte biótica (plantas, animais, incluindo microrganismos).
5. Ecótono: é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Nessa região encontramos grande número de espécies.
6. Fator biótico: elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam (BIO=vida – elementos vivos).
7. Fator abiótico: influências que os seres vivos recebem em um ecossistema, derivados de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente (A=não/BIO=vida – elementos não vivos).
8. Autótrofo: seres vivos (como plantas ou algas) que realizam sua nutrição/seu alimento, por meio da fotossíntese.
9. Heterótrofos: seres vivos que buscam energia se alimentando de outros seres vivos, pois são incapazes de produzir energia sozinhos, através da fotossíntese.
10. Fotossíntese: processo pelo qual a planta sintetiza, compostos orgânicos a partir da presença e luz solar, água e gás carbônico que libera glicose e gás oxigênio.
11. Respiração: processo realizado na mitocôndria em que os seres vivos obtém a energia dos alimentos com uso da glicose.
12. Organismo unicelular: seres constituídos por uma única célula, esta completa, com núcleo, parede celular, etc...
13. Organismo colonial: organismo que faz parte de colônias.
14. Organismo pluricelular: seres constituídos por mais de uma célula/são capaz de produzir sua própria energia.
15. Procariota: seres que não possuem núcleo e possui somente um cromossomo.
16. Eucarióta: seres que possuem núcleo, há mais de um cromossomo.
17.