Biologia
Definição/Significado - são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
SIMPLESIOMORFIA
São características plesiomorficas compartilhadas por dois ou mais grupos. Ex.: A presença de cinco dedos nos humanos e nos lagartos é uma característica simplesiomórfica, pois é compartilhada por ambos e por seus antepassados.
HOMOLOGIA
As homologias são características que representam excelentes provas de parentesco, podem ser definidas como estruturas e caracteres encontrados em diferentes espécies mais que tem a mesma origem evolutiva.
As definições de homologia pode ser proposta por:
Estruturas que apresentam aproximadamente a mesma posição anatômica, como a nadadeira de cauda de tubarão e de uma sardinha; Estruturas que têm a mesma origem embrionária, ou seja, aquelas originadas de células ou de um conjunto de células que ocupam a mesma posição no embrião, como por exemplo: o cérebro de um gato e de um macaco.
HOMOPLASIA
As homoplasias são caracteres semelhantes que surgiram mais de uma vez (origem idependentemente), causando interferência nas analises dos relacionamentos filogenéticos.
São portanto características semelhantes que ocorrem em espécies não diretamente aparentadas.
Tipos de homoplasias: * Convergência: A partir de caracteres primitivos diferentes, surgem caracteres modernos parecidos. Exemplos: Baleias. * Reversão: É quando um caráter moderno quer imitar um caráter antigo. Exemplo: Falta de patas nas cobras, perda de asas em pulas e piolhos. * Paralelismo: É quando um característica surge duas vezes em espécies aparentadas.
REVISAO
É quando um caráter moderno quer imitar um caráter antigo. Exemplo: Falta de patas nas cobras, perda de asas em pulgas e piolhos
4 – QUESTAO 4
Existem várias espécies de protozoários, e