biologia
(THE PHYSICS AND THE HUMAN BODY)
Rodrigues Gonçalves, Marcus Aurélio,1
Abstract. In the present article, simple analysis of some situations is presented here the human body is linked the physics for its functioning. In this it as looked to show the energy necessity spends for the human organism in one day for simple activities, for this e use the definitions of energy and potency, thus as observed that it produces and it is consummated, in normal activity, approximately 120 w of potency, the equivalent to the consumption of electricity of a use light bulb caretaker.
Keyword’s: human body, energy, potency
Resumo. No presente artigo, apresenta-se uma análise simples de algumas situações em que o corpo humano está interligado a física para o seu funcionamento. Neste procurou-se mostrar a necessidade de energia gasta pelo organismo humano em um dia para atividades simples, para isso usamos as definições de energia e potência, assim observou-se que produz e consume-se, em atividade normal, aproximadamente 120 w de potência, o equivalente ao consumo de eletricidade de uma lâmpada de uso caseiro.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Corpo humano, Física.
1
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Marta Feijó Barroso) Mestrado Profissional em Ensino de Física marcusaaurelio80@globo.com. – 2007.
1 Introdução
Apesar da dificuldade de se apresentar uma definição precisa para Energia, esse conceito nos é familiar, prova disso são os alimentos que consumimos todos os dias para nos mantermos vivos. Ingerimos uma grande quantidade de energia, mas a gastamos nos processos metabólicos e nas várias atividades no decorrer do dia, isso se a quantidade adquirida for igual à gasta, caso contrário, alguns quilinhos a mais ficarão armazenados no corpo, na forma de gorduras. Portanto, é muito importante analisarmos o quanto de energia consumimos e gastamos no decorrer do dia, assim como as transformações energéticas