biologia
As soluções ditas hipotônicas, jamais devem ser administradas por via endo-venosa, visto que vão gerar alterações no tônus das hemácias e podem levar à um quadro de choque anafilático, que por sua vez pode levar ao óbito. Para fazer uso destas soluções, deve-se isotonizá-las e para isso, pode-se explorar as propriedades biológicas das hemácias. Através de cálculos matemáticos, pode-se saber o quanto de agente isotonizante (NaCl) se faz necessário para tornar isotônica a solução injetável em questão.
As soluções ditas hipertônicas, podem ser administradas por vias específicas e sempre em locais selecionados, como nádegas e braço musculoso. A administração deste tipo de solução deve ser feita de um modo lento, a fim de evitar sensação de mal-estar e calor na garganta.
A via endo-venosa pode ser utilizada, desde que em veia de grande calibre, como a sub-clávica.
Esperamos com este trabalho, mostrar que o sangue, tão importante para o hemofílico, se mostra uma importantíssima ferramenta de trabalho, e que por isso deve ser preservada para o seu uso correto, levando-se em conta que o mesmo passa por uma série de ensaios para avaliar a sua viabilidade e ausência de doenças. O uso incorreto do sangue, associado normalmente à má fé de seus usuários