biologia
Em geral os jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho devem se preocupar em apresentar um currículo atraente e ter um bom desempenho na entrevista e dinâmicas de grupo.
Para isso, o candidato deve enfatizar suas qualificações adquiridas durante o período de estudos, se informar sobre a empresa na qual pretende trabalhar e se preocupar com a aparência, a postura e a forma de se expressar durante o processo seletivo.
CURRÍCULO
De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o candidato deve priorizar os cursos que fez, como informática e idiomas. Se o jovem fez trabalhos temporários ou como aprendiz também deve destacar isso sem seu currículo.
O candidato deve também colocar as habilidades desenvolvidas, como trabalho em equipe no caso de ter tido um emprego, se fez intercâmbio ou foi para a Disney e usou o inglês, diz.
Carmen diz que atividades realizadas durante a formação escolar ou universitária contam pontos no currículo, como premiação por trabalhos, serviço de monitoria ou como assistente do diretor, trabalho voluntário e organização de eventos culturais na escola ou faculdade. Tudo isso indica que o aluno é diferenciado da maioria, diz.
Outras atividades que podem valorizar o currículo são projetos de iniciação científica, organização de formatura e participação em simpósios, seminários, congressos, palestras e workshops.
ENTREVISTA E DINÂMICA
Carmen alerta que antes de ir para a entrevista o candidato deve pesquisar sobre a empresa em que pretende ingressar e como está o mercado em que ela atua. Os selecionadores perguntam por que ele quer ser contratado por aquela empresa, diz.
O visual do candidato deve ser coerente com o segmento de negócios da empresa, segundo a especialista. O candidato deve ter cuidado com o perfume, nada de bala nem chiclete, alerta.
Quando chegar