Biologia
1-As causas de infertilidade humana mencionadas nos documentos apresentados são, trompas obstruídas, problemas na forma como os espermatozoides se moviam, descobertos através do espermograma, também não conseguir ovular naturalmente, e por isso, a sua capacidade de engravidar sem apoio é muito reduzido, levando a abortos sucessivos, a endometriose, é uma doença congénita que provoca disfunção ovulatória e também no caso da mulher a dificuldade de engravidar acontece a partir dos 30anos, existindo uma queda drástica depois dos 35anos, Há também 10% dos casais em que a causa da doença que provoca a infertilidade permanece por explicar.
2- As técnicas mais usadas são indução da ovulação, inseminação artificial e fertilização in vitro. A inseminação artificial é indicada para casos em que o homem possuiu espermatozoides pouco ágeis, no caso do Manuel, que continha problemas na forma como os seus espermatozoides se moviam. A indução de ovulação, são utilizados ultrassons, em que são utilizadas hormonas que induzem a ovulação, neste caso podem ser utilizados em mulheres que não conseguem ovular naturalmente, no caso da Ana que apresenta ovários poliquísticos. A fertilização in vitro, consiste em injetar um único espermatozoides nos ovócitos que são retirados á mulher por via vaginal e em implantar depois os embriões e coloca-los diretamente no útero da mulher, este tratamento pode ser também utilizado no caso do Manuel.
Outras técnicas estão expostas nos documentos, como embriões de criopreservação, ICSI, muito utilizada em casos de infertilidade masculina ou procura de um dador para a fecundação em laboratório.
3-O aumento do número de gravidezes múltiplas associadas a tratamentos hormonais, o tratamento por monitorização com ultrassom desenvolve os folículos até ao ponto de maturação. Nesses casos o tratamento deve ser interrompido, já que os riscos de uma gravidez múltipla estão associados a um maior risco de aborto e departo prematuro. Estes