Biologia
Morfofisiologia do sistema reprodutor masculino
Órgãos externos: pénis e escroto;
Órgãos internos: gónadas (testículos), glândulas anexas (próstata, vesículas seminais e glândulas de Cowper) e vias genitais (epidídimos, canais deferentes e uretra).
O pénis é o órgão copulador. É constituído por tecido eréctil e possui uma extensa rede de vasos sanguíneos. O pénis está coberto por um tecido eréctil epitelial que se apresenta mais fino e sensível na extremidade - glande - e que é responsável pela estimulação e prazer sexual. O prepúcio reveste a glande do pénis humano. O pénis é atravessado pela uretra, que transporta o esperma para o exterior do organismo masculino. A uretra também pertence ao sistema urinário, sendo assim a única estrutura que não é exclusiva do sistema reprodutor masculino. O escroto é uma porção de pele, em forma de bolsa, constituída por tecido conjuntivo e muscular contendo os testículos e os epidídimos.
Os testículos são os órgãos nos quais ocorre a produção de espermatozóides e de algumas hormonas. Testículo: gónada masculina que produz os espermatozóides e a hormona sexual masculina (testosterona). Espermatozóide: célula reprodutora haplóide masculina, que apresenta mobilidade para fecundar o oócito II. (Imagem)
Gónadas ou glândulas sexuais: - Testículos: produção de espermatozóides e de hormonas. Vias genitais: - Epidídimos: armazenamento e maturação dos espermatozóides. - Canais Deferentes: condução dos espermatozóides e receção do líquido seminal. - Uretra: condução da urina e do esperma para o exterior.
Glândulas Anexas: - Próstata: secreções facilitadoras do movimento dos espermatozóides.