biologia
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina, realizámos uma actividade experimental que consistiu na extracção do DNA de uma banana.
DNA é uma molécula que contêm a informação genética, possui 4 bases que são a timina, guanina, citosina e adenina ligadas entre si por pontes de hidrogénio formando uma dupla hélice.
A realização desta actividade experimental tem como objectivo verificar como acontece a extracção do DNA da banana identificar a função de cada um dos reagentes utilizados no procedimento de extracção.
Fundamento teórico
O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.
O DNA é um longo polímero formado por unidades repetidas chamadas nucleotídeos. DNA possui duas cadeias enroladas como uma trepadeira formando uma dupla hélice. Os nucleotídeos estão presentes em ambas as cadeias antiparalelas da dupla hélice, unidos com nucleótidos da mesma cadeia por ligações fosfodiéster e à cadeia complementar através de pontes de hidrogénio formadas pelas suas bases. As quatro bases encontradas no ADN são a adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Estas quatro bases ligam-se ao açúcar/fosfato para formar o nucleotídeo completo.
O papel principal do DNA é armazenar as informações necessárias para a construção de RNAs e de proteínas. Segmentos que contêm informação genética são chamados de genes.
Eucariontes como animais, plantas e fungos têm o seu ADN dentro do núcleo enquanto que procariontes como as bactérias o têm disperso no citoplasma.
Material
Banana
Sal de