Biologia
Existem dois tipos de divisão celular: a meiose, e a mitose. Na mitose não ocorre a redução da ploidia da célula, tratando-se de uma divisão equacional. Já na meiose, ocorre a redução da ploidia da célula gerando assim, células geneticamente diferentes. A divisão é caracterizada como reducional.
Mitose
“A Mitose serve para...”
Nos organismo unicelulares, está apta à reprodução assexuada, e à multiplicação dos organismos. Nos pluricelulares ela repara tecidos lesados, repões células que normalmente morrem, e também está envolvida em crescimento.
“A interfase – A fase que antecede a mitose.”
A interfase é o período de vida da célula no qual ela não está em processo de divisão, sendo de intensa atividade metabólica. Para a preparação da divisão celular, envolve-se a duplicação da cromatina que é responsável pelo controle da atividade da célula. As cópias de cada cromossomo ficam unidas pelo centrômero, formando duas cromátides de um mesmo cromossomo.
“A interfase e a duplicação do DNA.”
Sabe-se que na interfase se dá a duplicação do DNA, crescimento e síntese. Divide-se em três períodos: G1 (gap=intervalo), S (síntese) e G2.
O ciclo celular completo, incluindo interfase (G1, S, G2) e a mitose (M) – prófase, metáfase, anáfase e telófase – pode ser representado em um gráfico no qual se coloca a quantidade de DNA na ordenada (y) e o tempo na abscissa (x). Vamos supor que a célula que vai se dividir tenha, o período G1, uma quantidade 2C de DNA (C é uma unidade arbitrária). O gráfico da variação de DNA então seria semelhante ao da figura abaixo.
Existe nas células, um “manual de verificação de erros” para chegar algumas etapas do ciclo celular. Em cada ponto checado, a célula avalia se é possível prosseguir ou se tem de ajustar algo. Muitas vezes, optam por simplesmente não seguir em frente, ou conduzir a célula à morte.
“Fases da Mitose”
A mitose divide-se em fases: prófase, metáfase, anáfase e