biologia
Curso Técnico de Análises Clínicas
Hematologia
Manaus/AM
2013
Adrianne Evangelista da Silva
Anemia Falciforme
Introdução
O presente trabalho abordará o assunto anemia falciforme e seus sintomas, A anemia falciforme é causada por um tipo anormal de hemoglobina chamada hemoglobinaS. A hemoglobina S distorce o formato das hemácias, especialmente quando exposta a baixos níveis de oxigênio. As hemácias distorcidas têm forma de lua crescente ou de foices. Essas células frágeis e em forma de foice distribuem menos oxigênio para os tecidos do corpo. Elas também podem coagular mais facilmente em pequenos vasos sanguíneos e se despedaçar, interrompendo o fluxo sanguíneo saudável
Anemia falciforme
A anemia falciforme configura a homozigota da HbS(HbSS). Sua fisiopatologia está associada a formação de hemácias falcizadas que, depende do grau de oxigenação e pH. As hemácias falcizadas obstruem pequenos vasos diminuindo o fluxo sanguíneo. Existem duas caateristicas fisiopatológicas importantes na anemia falciforme que são a hemólise crônica e as crises falcêmicas.
Hemólise crônica: Os eritrócitos falcizados são destruídos e retirados prematuramente de circulação pelo sistema monocítico fagocitário. Este aumento da destruição dos eritrócitos leva á anemia hemolítica crônica.
As crises falcêmicas são dividas em:
Crise hemolítica ou de sequestração: Reflete uma anemia intensa decorrente da hemólise. A sequestração súbita de sangue pelo baço ocorre principalmente durante a infãncia. Esses eventos são caracterizados por anemia severa, esplenomegalia e choque hipovolêmico.
Crise vaso-oclusiva: Os eritrócitos falcizados promovem obstrução dos vasos sanguíneos causando lesão tecidual devido a hipóxia. Este processo leva a dores abdominais e osteoarticulares.
Crise aplástica: Está geralmente associada a