Biologia
No processo de biobaística ou bombardeamento de partículas um micro projétil de tungstênio ou ouro é coberto com material genético e acelerado a uma velocidade que pode ser superior a 1000 km/h para que haja um deslocamento da membrana celular permitindo assim a introdução do material genético na célula viva.
Essa velocidade é obtida através de um mecanismo que gera ondas de choques com capacidade de deslocar a membrana e inserir as partículas do metal contendo o DNA na célula, a energia necessária para esse deslocamento é concebida por algumas maneiras como uma explosão através de pólvora seca, descarga de gás hélio a alta preção e por evaporação de gotas de água feita com uma descarga elétrica de alta voltagem.
Esse procedimento e feito no equipamento chamado canhão de gene, permitindo que a carga genética seja inserida na célula sem provocar danos à mesma, o material fica disperso no citosol sendo dissociada das partículas e assimilada ao genoma da célula fazendo parte da mesma, a vantagem desse método é que ele permite a inserção das expressões genéticas em qualquer tipo de célula.
O DNA recombinante permite a união de genes vindos de organismos diferentes numa mesma molécula de DNA, portanto o organismo que recebe um determinado gene de outro ser passa a produzir as proteínas que esse gene expressa possuindo assim as características que o primeiro organismo tem.
E o método e simples e tem como operadores uma enzima de restrição que tem a função de encontrar sequencias especificas dos nucleotídeos no DNA e retira-los da cadeia.
Após a retirada o material e colocado num vetor que pode ser uma molécula de DNA viral ou um plasmídeo das bactérias,