Biologia
Além disso, a laringe ainda possui cordas vocais, estruturas responsáveis pela modulação dos sons. Da laringe o ar segue para a traquéia, um tubo que o leva aos pulmões, a parte inferior da traquéia se ramifica nos brônquios direito e esquerdo, cada um entrando num dos pulmões.
Os pulmões são dois órgãos revestidos por uma membrana chamada pleura. São formados por pequenos sacos denominados alvéolos, e cujas paredes se fazem às trocas gasosas entre o ar e o sangue.
Nos alvéolos pulmonares ocorre à entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico, com a conseqüente passagem do sangue venoso para arterial. Essa troca gasosa ao nível pulmonar é chamada hematose. O gás carbônico liberado elas células liga-se à hemoglobina ao nível dos tecidos.
É transportado ligado a ela ou dissolvido no plasma. Desse modo chega aos capilares alveolares, de onde passa ao interior dos alvéolos. Dai vai para o meio externo, percorrendo as vias aéreas. A entrada e sida de ar nos pulmões se chama ventilação pulmonar. Ela se dá em dois tempos: inspiração, fase em que o ar é levado ao interior dos pulmões, e expiração, fase em que o ar sai dos pulmões e é levado ao meio externo.
Para que a ventilação seja possível, há o trabalho dos músculos intercostais e do diafragma. A respiração é o processo de obtenção de energia pelos organismos vivos. Para percorrer, é necessário que o oxigênio se introduza no organismo e o gás carbônico seja eliminado. No homem é o pulmão que tem a função de receber oxigênio do ar passar ao ar o gás carbônico.
Componentes do Sistema Respiratório
Vias aéreas superiores ou zona de condução
Fossas nasais – que se